MELASTOMATACEAE

Cambessedesia eichleri Cogn.

Como citar:

Tainan Messina; Eduardo Fernandez. 2011. Cambessedesia eichleri (MELASTOMATACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

688.602,848 Km2

AOO:

132,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Cambessedesia eichleri ocorre no sul de Pernambuco, na região central do Espírito Santo e no norte de Minas Gerais (Martins; Bernardo, 2010). Existe também registros de coleta para a espécie na Bahia (HUEFS; Santos, H52713), e São Paulo (RB; Boudet Fernandes, 583369). Esta distribuição disjunta, provavelmente ocorre pela falta de coletas entre estas localidades, pela destruição de habitats ou ainda, esta espécie apresentou uma distribuição mais ampla e atualmente encontra-se confinada apenas a estas áreas (Rodrigues 2009).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2011
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Eduardo Fernandez
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Cambessedesia eichleri </i>Cogn. é endêmica do Brasil e possui ampla distribuição (EOO=574.574,65 km²). A espécie ocorre desde a região nordeste até o sudeste brasileiro, em áreas dos domínios fitogeográficos Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Assim, a espécie foi classificada como <i>Least Concern</i> (LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Cambessedesia eichleri compreende plantas com folhas ovais a ovalelípticas, com margem nitidamente serreado-dendrítica, discretamente buladas, glabras e verde-escuro na face adaxial e levemente reticuladas, com esparsos tricomas dendríticos na face abaxial, estames, ovário e estilete glabros. A associação destas características a distingue das demais espécies do gênero (Rodrigues, 2009).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Essa espécie ocorre em afloramentos rochosos em Alto Misteriosos (ES; Esgario et al. 2009)
Habitats: 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: É encontrada nos domínios fito geográficos Cerrado e Mata Atlântica (Martins; Bernardo, 2010). Essa espécie ocorre em afloramentos rochosos em Alto Misteriosos (ES; Esgario et al., 2009).De acordo com os dados da etiqueta e a análise das exsicatas esta espécie floresce e frutifica de Fevereiro a Março. Alguns indivíduos podem ser encontrados com flores em Agosto (Rodrigues, 2009).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.1 Crop
​A área no entorno do Alto Misterioso (ES) é ocupada por pastagens e monoculturas de café (Coffea sp) e eucalipto (Eucalyptus sp), embora exista um remanescente de mata conservada que circunda os afloramentos em estudo (Esgario et al., 2009).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
Classificada como Deficiente de dados (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Provavelmente extinta (EX). Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Em perigo (EN). Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).